A importância do saber no mercado de trabalho: livros para inspirar e alavancar seus estudos

Quando se trata de faculdade, não existem fórmulas mágicas e nem receita para escolher um curso ou a hora certa para começar. Porém, existem livros que podem ser muito úteis e auxiliar você nessa nova jornada! Hoje, daremos 5 dicas de livros que podem ser seus grandes aliados nessa fase importantíssima da vida.

1) BREVE HISTÓRIA DE QUASE TUDO (Bill Bryson)

Você chegou na fase da vida em que vai se aprofundar mais nos estudos. Nessa hora, nada melhor do que ler uma história que fala sobre QUASE tudo. Aqui, você vai ver a física, a química, a geologia e muito mais, sempre de maneira divertida.

2) FORA DE SÉRIE – OUTLIERS (Malcolm Gladwell)

Nesta obra, os Outliers, como são chamados pelo autor, são pessoas verdadeiramente excepcionais: bem-sucedidas e extremamente inteligentes. O que faz com elas sejam assim? Isso é o que será explicado, revelando processos e segredos dos milionários do software, dos matemáticos, asiáticos e até mesmo de músicos. Quer aprender a ser como um deles? Então leia já esse livro!

3) A ARTE DA FELICIDADE – UM MANUAL PARA A VIDA (Dalai Lama e Howard C. Cutler)

Baseado em entrevistas concedidas por Dalai Lama ao Dr. Howard Cutler, a obra ensina o leitor a driblar os problemas típicos da vida – que afetam em especial os estudantes –, como ansiedade, estresse e medo. Ao mesmo tempo, também trata de ensinar o cultivo dos bons sentimentos e seus benefícios. Vale a pena!

4) TÉCNICAS DE APRENDER (Marco Aurélio de P. Ribeiro)

Este livro servirá como uma luva para você que está prestes a entrar na universidade, pois propõe caminhos e métodos para obter os melhores resultados. Nele, são trabalhados diversos aspectos da metodologia científica de estudo, importante para o sucesso acadêmico.

5) O CONCORRENTE (Stephen King)

Se passando em 2025, O Concorrente conta a história de Ben Richards, um homem que vive em um mundo desanimador, dominado pela pobreza e pela alienação. Para pagar o tratamento da filha doente, ele acaba aceitando o convite para participar de um programa de TV em que pessoas perdem a vida na tentativa de ganhar o prêmio. A história discute valores morais, determinação e o respeito pela vida, podendo ser muito útil para a reflexão do universitário.