O dilema da falta de capacitação

Por mais que a sensação seja a de que faltam oportunidades e apesar da grande concorrência na hora de conquistar um emprego, muitas vezes o que falta para o mercado são profissionais capacitados para preencherem as vagas em aberto. E mais: geralmente, essas vagas são melhores remuneradas e estão apenas esperando por um profissional apto.

A tecnologia pede profissionais capacitados

Segundo dados capitados pelo jornal Estadão, 68% dos executivos brasileiros sentem dificuldade em encontrar perfis de profissionais que se encaixem em cargos grandes e complexos. Diferente do que acontecia anos atrás – quando não era muito relevante que o trabalhador possuísse ou não um diploma superior e que o ensino médio bastava –, hoje em dia o curso de graduação se tornou essencial, especialmente para ingressar em grandes empresas.

Com o surgimento de novas tecnologias a todo momento, existe, sim, uma busca por profissionais que sejam capacitados e que continuem estudando para se manterem atualizados. Algumas áreas do mercado de trabalho, especialmente as de pesquisa e tecnologia, passam por uma carência de profissionais realmente qualificados para assumirem os cargos. Infelizmente, muitas pessoas ainda não conseguem enxergar essa realidade e, por isso, adiam ou acabam por não se qualificarem, optando por empregos mal remunerados ou permanecendo desempregadas.

Tanto para crescer profissionalmente, quanto para entrar no mercado de trabalho pronto para o que exigem os grandes cargos e o que as empresas querem, é preciso entender que as graduações e os cursos tecnólogos serão o primeiro passo da grande jornada de estudos que não pode parar. O profissional que fica estagnado nos estudos, fica estagnado na profissão e, as vezes, corre o risco de ser substituído – por máquinas ou outras pessoas – ou nem mesmo conseguir o emprego que deseja.

Hoje em dia, existem inúmeras maneiras de se qualificar. Se você busca por um curso mais rápido, existem os tecnólogos, mas, se deseja se aprofundar mais ainda nos estudos, pode optar pelas licenciaturas e os bacharelados. E, ainda, se o problema for tempo, os cursos à distância podem ser uma ótima saída para você. Não importa como, o importante é dar o primeiro passo e buscar por crescimento!