Escolha uma unidade e encontre o curso desejado

Vestibular

Inscrições Abertas

Prova

Agendada

Quem é o mercado de trabalho e o que ele procura?

Diferente do que acontecia há 10 ou 20 anos atrás, as empresas não se contentam mais com um currículo que contém “apenas” o ensino básico – o fundamental e médio. Anos de experiência, hoje em dia, podem não bastar, também, para manter ou conquistar um bom emprego. Neste artigo, vamos contar para você quem é esse tal mercado de trabalho, como ele age e o que ele espera de você. Vamos lá?

O mercado de trabalho atual

Tudo muda, não é mesmo? Com o mercado de trabalho, não é diferente. Antes, não era difícil para uma pessoa que possuísse somente o ensino básico conseguir um bom cargo dentro de uma empresa. Se ela tivesse experiência, então, seria mais simples ainda. Porém, hoje não é mais assim.

Além de competitivo, o mercado de trabalho se mostra cada dia mais exigente quando se trata de contratações. Dificilmente alguém que possui experiência, mas que não tem graduação, será contratado se colocado ao lado de um graduado que estudou e se aprofundou para conhecer de verdade sua área de atuação. As empresas buscam por perfis que se mostrem proativos, curiosos, engajados e que tenham vontade de aprender sempre mais para crescer na empresa e com a empresa.

É preciso preparo

Para alcançar o emprego almejado é preciso, além de investir em seus estudos, conhecer a sua área, estudar a empresa da qual você deseja fazer parte e também seus possíveis concorrentes. Dessa forma, você estará preparado de todas as maneiras, inclusive, para imprevistos!

Mostre que você é capaz

É extremamente importante possuir o curso de graduação, mas também é imprescindível que você mostre-se interessado em aprender mais – especialmente assuntos relacionados à empresa da qual quer fazer ou faz parte. Por isso, seja na entrevista de emprego ou quando já estiver trabalhando, mostre toda a sua capacidade e vontade de crescer com a empresa, isso fará toda a diferença.

Saia da zona de conforto

O caminho mais fácil pode ser o mais confortável e previsível, mas não levará você muito longe.  Por isso, agarre os desafios e vá pelos caminhos mais longos que levarão você a novas descobertas. Isso vale tanto para oportunidades que você nem cogitava e que apareceram, como para novos desafios e metas propostas pela empresa, caso você já tenha um emprego.

Desenvolva novas competências

Mais uma vez: manter-se estagnado é uma péssima ideia! Mesmo que já possua um curso de graduação, que já tenha um emprego ou que esteja estudando, busque sempre saber mais. Quanto mais você souber, maiores serão suas chances de crescer e atingir seus objetivos – ou mesmo de conquistar algo que você nem imaginava!