Por que fazer pós-graduação?

Conheça benefícios e a importância de se ter uma pós-graduação diante das exigências do mercado atual.

fazer pós-graduação

Pós-graduação: Um diferencial profissional na carreira

Muitas pessoas se questionam sobre a necessidade de fazer uma pós-graduação, quais são os fatores positivos e também o diferencial de se ter uma especialização. A resposta é simples: em um processo de seleção, o candidato que tem pós-graduação entra com uma vantagem em relação aos outros. Durante os tempos de crise, em que existem muitos concorrentes e poucas vagas, é natural que alguns recrutadores coloquem o fato de ter pós-graduação como um critério para reduzir o número de candidatos a serem analisados. Além disso, nos concursos esse também é um ponto marcante que coloca o candidato à frente. Para quem já está inserido no mercado de trabalho, a pós-graduação também representa uma oportunidade de ascensão na carreira e de aumento de salário.

Tipos de especializações

Um outro ponto de dúvidas entre os profissionais é com relação aos tipos de especializações disponíveis no mercado e quais as áreas em que melhor se encaixam. Existem dois tipos de pós-graduação: o Lato Sensu e o Stricto Sensu.

  • Lato Sensu é uma formação mais focada em uma área específica da profissão em que o profissional deseja atuar;
  • Stricto Sensu é voltado para a formação científica e acadêmica, focado em pesquisa;

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são categorizados em especializações e MBA’s – que significa Master in Business Administration –, uma titulação mais voltada para a área de mercado, distinguindo-se totalmente da carreira acadêmica.

Networking proporcionado

A pós-graduação também representa uma oportunidade de networking muito significativa, considerando que profissionais de áreas correlacionadas estão reunidos em busca de conhecimento, além dos próprios professores. Este é o momento de ampliar o número de contatos e relacionamentos profissionais, que podem render frutos positivos, novas perspectivas de trabalho e negócios, além do compartilhamento de informações.

A especialização é uma excelente forma de se atualizar profissionalmente. No mercado atual, saber conviver com a diversidade de opiniões e perfis é um diferencial que qualquer empresa procura em um profissional de alta performance. Portanto, ao fazer um curso de pós-graduação, compartilhe conhecimento, converse muito, discuta muito, sugue tudo que o curso tem a oferecer, explore todo o seu potencial e aprenda muito… O resultado virá com certeza.